Pesquisar

Carregando...

5 de julho de 2011

Massa de banana verde.



Desde o ano passado a mídia tem divulgado os benefícios da banana verde, e em razão disso já temos conhecimento de diversos sub-produtos dela que estão sendo divulgados para auxiliar no emagrecimento. Ela começou a ficar famosa devido a dieta da banana verde que foi muito falada  no Japão e nos EUA e virou até febre.
Logo depois, após divulgação de alguns estudos feitos a partir da biomassa da banana verde aqui no Brasil a farinha de banana verde começou a ficar famosa também, pelo seu efeito emagrecedor.
Há poucos dias foi divulgada em um jornal da TV com repercussão nacional a utilização da massa de banana verde para o emagrecimento também .
E aí surgem as principais perguntas: o que é essa tal de massa de banana verde? Ela emagrece mesmo? Quais os benefícios dela para o nosso organismo?
A massa de banana verde é uma pasta feita a partir da mistura de banana verde com água fervente. Ela pode ser consumida pura ou misturada em preparações. E é a partir dela que é feita a farinha de banana verde.
Nós sempre estamos a procura da fórmula mágica para emagrecer sem esforço não é mesmo?! A massa de banana verde não é a fórmula mágica ainda, ela apenas auxilia no emagrecimento desde que esteja sendo acompanhada de uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos.
Os efeitos da massa de banana verde ocorrem principalmente devido a presença de duas substâncias: o amido resistente e a inulina.
O amido resistente é o resultado do amido e os produtos de sua quebra que não são absorvidos pelo intestino delgado. Ele serve de “alimento” para as bactérias presentes na microbiota do nosso intestino, o que faz com que seu efeito seja parecido com o das fibras insolúveis, além disso, ele faz com que o tempo de esvaziamento do estomago seja mais lento e aumenta o volume das vezes fazendo com que melhore a constipação.
           A inulina é um Frutoligossacarídeo, uma substância que também serve como “alimento” para as bactérias presentes na nossa microbiota. Auxiliando também no funcionamento intestinal, evitando a constipação.
Tanto a Inulina quanto o amido resistente tem um efeito positivo na redução dos níveis de colesterol triglicérides e também auxiliam para que haja uma absorção mais lenta da glicose.
Ou seja, o principal efeito benéfico da massa de banana verde é melhorar o funcionamento intestinal e aumentar a sensação de saciedade. Como ela aumenta a sensação de saciedade, logo, reduz a quantidade de comida que a pessoa come, por isso acaba auxiliando no emagrecimento.
Opinião pessoal: nunca experimentei a massa de banana verde realmente, apenas uma preparação que minha mãe faz que é um prato típico da cidade onde fui criada, chamado azul marinho, composta por peixe ensopado acompanhado por um pirão de banana verde (e a forma de preparo desse pirão é parecido com a da massa de banana verde) e provei também a farinha de banana verde, ambos dão uma sensação de saciedade,que dura por um bom tempo!
Existem atualmente alguns estudos que comprovam os efeitos benéficos da banana verde e seus produtos, porém recomendo que seu consumo seja indicado e acompanhado por um nutricionista, para que ele o aconselhe quanto ao uso correto e possa avaliar se realmente está fazendo bem ao seu organismo.

Quer saber mais? Pergunte, tire suas dúvidas!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e dê sua opinião!